O Final de Jogos Vorazes . A Esperança - o final

Acabou, gente. Jogos Vorazes, acabou. O final da série que me libertou várias vezes. Mais de uma vez, eu me apeguei a história. Foi um sacrifício quando eu comecei a ler. Era uma época de tédio. Mas enfim, estou aqui pra falar do filme. A Esperança - O final.



O filme já teve início exatamente do ponto onde parou o último. Quem viu sabe Katniss foi atacada por Peeta. Que foi torturado na Capital, e agora está cheio de alucinações. Katniss aparece no hospital, com a garganta machucada, tentando saber se as cordas vocais estão bem. Depois disso, ela se reúne novamente com Coin, a futura presidente, onde ela sabe sobre as coisas que aconteceram e como Peeta está. Ela pede pra ir pra Capital, mas ela não deixa de primeira. Katniss tem que conviver com Peeta, que trata ela com tanta frieza que chega a dar pena. As vezes com dor, e várias outras coisas. O mais chato é que as memórias dele nunca voltam de fato.

Única ena onde Katniss beija Peeta. ''Fica comigo?' 'Para sempre'

Peeta passa a ser o personagem confuso e assutado, que nunca sabe direito a causa que estpa lutando, ter ele por perto, é ter uma pessoa instável e perigosa. Katniss agora, sem muita paixão, tem como objetivo único, matar Snow, sem se importar com demais consequências disso. Gale, agora mais afastado, ainda apaixonado por Katniss, prefere a ideia de revolução, fica mais frio a tudo, não se importa em matar algumas pessoas inocentes apra que a revolução aconteça. Pensa somente nisso. E só em olhar cada um dos personagens, vemos o filme sem emoção quase nenhuma. Como em uma guerra, personagens que amamos morrem, e Katniss, por exemplo, não liga pra isso. Parece anestesiada.

Eles saem na missão, invadir a Capital. Antes de entrara na Capital, Gale olha pra Katniss e diz, 'Bem vinda a septuagésima sexta edição dos Jogos Vorazes.' Porque o lugar estava cheio de armadilhas. Em vez de um ter que matar o outro, eles tinhas que sobreviver as armadilhas, guiados por um holo projetor. Depois da morte do líder, Katniss assume a liderança, dizendo que está em uma missão especial da Coin. Era mentira. Pronto, saiu o spoiller. Ela só estava querendo aproveitar aquilo pra matar o Snow. E de repente, enquanto estão na cidade, um avião desce. E advinha quem chega? O padeiro.



Katniss e Gale se misturando a multidão na entrada do castelo da Capital,
A roupa me lembrou a Assassin's Creed. 
O problema é... Pouca gente foi pensando em um filme de ação e guerra sem romance. Ainda mais quando o final da parte 1, teve a emoção de um resgate em nome do romance e um romance sendo abalado no final. Como prosseguir sem pensar em romance a essa altura? Como um casal que teve uma música tema de Taylor Swift, pode simplesmente ser frio e ver mortes acontecendo sem ligar pra elas e passar o filme quase inteiro sem nenhuma cena romântica? Com uma única exceção na cena final, e mais uma exceção em um beijo seguido da frase fofa 'Fica comigo?' e a resposta 'Pra Sempre'. Nada mais de Peeta e Katniss. Como passar 4 anos convivendo com personagens perfeitos e sentimentais, pra chegar no final, em nome de um filme de 'ação' , morrerem sem despedidas ou sentimentos, como se simplesmente ficassem para trás?

A franquia pode ser chamada de filme de Aventura, um pouco de Guerra e romance. Mas sem essa parada de ação total sem sentimentos. Então pra que fazer isso no final? Algumas situações foram previsíveis até demais. Por exemplo, a presidente Coin. A própria Katniss nos ensinou a não confiar nela porque ela tinha sede de poder. Já o Gale, parecia um soldado de Hittler. Só ligava pro propósito de uma revolução/vingança.

O ponto que mais me faltou foi... Trilha sonora. Em um ano, temos Taylor Swift. No outro, Lorde e Ariana Grande. E agora... Ninguém muito famoso. Nenhuma musica que faça os fãns chorarem e se lembrarem depois do final. Só a mesma Deep in the Meadow, e partes de Hanging Tree.

Mas falando de coisas boas, quem diria que o figurino iria mudar? A roupa do Tordo muda pra vermelho, e vimos isso nos posters mais antigos. Legal. Eu gostei sim. Melhor do que antes. E sim, ela foi feita por Cinna.


Bestantes são seres criados pela Capital. O que lembra aos animais da Arena dos Jogos.

As cenas que foram bem feitas, por exemplo, foi a da batalha dos Bestantes. Aquilo sim foi ima cena de ação que valeu a pena. Aquilo foi uma ação bem feita, com seres diferentes. Outra cena legal foi a cena onde eles entram na capital, já vazia. A tal cena do trailler onde o lugar é inundado por um tipo de lodo, e eu não sei o que era aquilo, parecia piche. Parte mascante.

Dentro da capital, a cidade está abandonada. As armadilhas novas espalhadas por todo lugar. Câmeras mostram na TV, cada passo deles, e cada tentativa de morte. Isso sim se parece com os jogos, isso sim parece uma ação de verdade. Passar pelas armadilhas, ter que se esconder. Pensei que aquilo era um jogo. E se fosse, venderia muito bem, já deixo aqui meu recado. Cenas de lutas assim valeram a pena.



Tabelinha básica.

Coisas Boas - Ação dentro da Capital ber armada como uma arena de jogos.
Coisas Ruins - Pouco sentimento com personagens marcantes de anos, e pouca trilha sonora de sucesso.


Comentários

Postagens mais visitadas