Insurgente - Verônica Roth

J faz um tempo que eu não posto, para falar a verdade, já fazem 12 dias que eu não escrevo nada por aqui. Tenho lá os meus motivos, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Mas agora estou de volta pra fazer o que eu acho que faço de melhor.

Lá vamos nós...

Insurgente é o segundo livro, depois de Divergente. Talvez eu estrague a surpresa se você está lendo Divergente, mas isso vai ser importante. E se você está atrás de alguns spoillers pro próximo filme, ( #ansiedade), aqui vão algumas coisas importantes a serem ditas.

"Como um animal selvagem, a verdade é poderosa demais para ser mantida aprisionada" - Do Manifesto da Franqueza.

É com essa frase que Veronica Roth inicia o livro. Tris, Quatro, Caleb, Peter e Marcus estão no trem a caminho da sede a Amizade, onde eles planejam buscar ajuda depois que a Abnegação e a Audácia estão destruídas. Lógico que Quatro não está nada a vontade em estar perto do pai, mas tudo bem. Então, na sede da Amizade, Tris descobre que todos da Abnegação morreram para proteger um segredo. 



E posso te dizer que tudo no livro vai ao redor desse segredo estranho. Que é revelado nas últimas cinco páginas do livro, se você não aguentar de curiosidade, pode dar uma olhada, mas isso vai acabar com o suspense. A cada capítulo, mais e mais pistas, na Amizade, ela escuta que a Abnegação queria fazer uma revelação a cidade e quando a tal data da revelação foi marcada, acontece a tal simulação que acaba com a facção. 


O que eu penso desse segredo? Agora que eu sei sobre ele, eu me sinto um pouco desconfortável ao saber que a história se aproxima demais da realidade. A frase final do livro é "E então os gritos começam". Foi mais ou menos assim que as pessoas reagiram a revelação do segredo. Me senti tão desesperada quanto Tris. Então relaxei quando vi que as coisas poderiam ficar bem. 



Uma revelação legal vai ser feita logo no começo, a mãe de Quatro está viva e é Líder dos sem facção. E ser um sem facção não é a pior coisa do mundo. Tris percebe isso. Todos percebemos isso e chegamos a pensar que pode ser muito bom ser um sem facção, porque eles não são esfomeados e pobres. São pessoas comuns e vivem com uma coisa parecida com a nossa realidade.

O drama segue ao redor desse segredo, e no fato de todos que restaram da Abnegação e Audácia estarem juntos, lutando contra a Erudição. E o segredo, como já sabemos, vale a pena saber, mas demora demais pra ser revelado. Vale a pena ler até o final pra descobrir o segredo. A vida deles vai mudar no próximo segredo. E em Convergente (estou lendo), o tal segredo é explorado. 



Uma dica simples, não confie em ninguém! Tudo que você acredita pode ser uma mentira. 

Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos. Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos estão sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações. Você nunca as conhecerá de verdade, mas as vezes decide confiar nelas.” - Insurgente 

@letybrum <- sigam-me no twitter, ou deem uma olhadinha no meu tumblr http://leticiabrumuniverseworld.tumblr.com/

Comentários

Postagens mais visitadas