Resenha - Roube Como Um Artista
Se o livro te chama atenção pela capa, voce está disposto a passar mais um tempo com ele.
Roube como um Artista, tem o estilo típico de Keri Smith, autora de Destrua esse Diário e O Mundo Imaginário De--- . Ousaria dizer que Austin Kleon, roubou um pouco de Keri Smith. O que por acaso, não o deixa ofendido.
Kleon, começa o livro com uma questão interessante, baseada no famoso versículo bíblico que se encontra em Eclesiastes. ''Não há nada de novo de baixo do sol''. E sugere que toda arte é de fato uma cópia de outra. Em seguida, ele faz a questão que inicia uma série de pensamentos. A questão é ''Vale a pena roubar?'' Se a sua resposta for sim, voce é encaminhado a prosseguir com a leitura. Caso sua resposta seja não, voce é encaminhado de volta a pergunta inicial.
Não estou entregando o livro todo para o leitor, apenas estou no início do que me parece ser um dos melhores livros para abrir a criatividade. Em meio a citações de famosos, ele conta as diferenças entre um roubo bem feito e um roubo mal feito. Não parando por aí, outras questões são levantadas, o que nos faz pensar em quantas coisas são copiadas dos outros, e nem percebemos.
As 10 dicas para criatividade são o título de cada capítulo, e o autor desenvolve todos eles muito bem, trazendo exemplos, que ele diz estar apenas roubando dos outros. O que nos faz pensar. Se Kleon se deu bem roubando 10 ideias já criadas por outros artistas, desenvolvendo e testando cada uma delas com o leitor, sinceramente, vale a pena roubar umas ideias.
Pra completar, vemos recortes de jornal do próprio autor. Ele recortada tiras de jornal, pintava com pilotos, e deixava apenas as palavras que queria. Apesar de estarem em inglês, existe uma tradução em baixo de cada arquivo de jornal. Mudar pra português, faria com que o livro deixasse de ser do autor. O que é bem diferente de roubar.
O roubo de Austin Kleon, nada mais é do que se inspirar em uma coisa, e desenvolve-la de uma forma perfeita.
A coisa mais interessante na minha leitura desse livro, foi que... Eu terminei de ler em um dia. Pra ser mais exata, em 4 horas. O livro é pequeno, e existem paginas com apenas uma foto, ou algumas com apenas uma frase. O que não tira o fato do livro ser incrível.
Conclusão. Estamos diante de um livro que chama a atenção por ser ''pequeno'' e simples. Poucas páginas, objetivo, porém, reflexivo e feito de arte. Ele te dá desafios para serem feitos. Te faz pensar sobre criatividade, plágio, inspiração, projetos de vida e arte. Se voce for ler, boa sorte. E tenha um caderno pra anotar. Pode ser interessante..
Minha pagina favorita aqui em baixo....
Links para comprar o livro...
Não recebo nada pra isso, só estou deixando o link aqui mesmo.
Extra.com Dá ultima vez que eu vi, tava 29,30. FRETE É DE GRAÇA.
Livraria cultura Aqui já estava por 23,60.
Saraiva Por 23, 60 também.
Na hora de comprar, veja o preço da entrega, porque ninguém merece pagar barato no livro e ter que pagar 18 Dilmas pra entrega em casa.
Comentários
Postar um comentário